De Segunda a Quinta-feira: de 12h às 18h e Sexta-feira: das 7h às 12h     Rua Paulo Martins, n° 266, Bairro Santa Bárbara      (27) 99765-9858

Turismo e Lazer

CONHEÇA ALTO RIO NOVO

Conheça Alto Rio Novo

Mapa dos Pontos Turísticos de Alto Rio Novo (clique aqui)

 

Bem vindos a Alto Rio Novo-ES, cidade do bom café com suas lindas montanhas, região de clima ameno, Município de população receptiva e acolhedora.  Aqui você conhecerá os principais pontos turísticos da cidade e juntamente com o link de localização  pelo Google Maps. Sinta-se à vontade para se encantar com nossa linda cidade de clima europeu do noroeste do Estado do Espírito Santo.

(Alto Rio Novo-ES/1960)

Alto Rio Novo – ES, foi povoado em abril de 1921 após uma expedição de aventureiros em busca de novas fronteiras, subiram pela Serra da Cangalha chegando onde hoje é o Córrego Beija-Flor, se depararam com um Rio Novo então deram o nome de Alto Rio Novo. Os primeiros moradores plantaram milho, feijão e arroz. O plantio de café começou em 1925 e até nos dias atuais é o principal produto do Município, Alto Rio Novo já foi o maior produtor de café do Espírito Santo, tendo hoje um dos melhores cafés em questão de qualidade. O Município possui um clima ameno com uma topografia acidentada, com altitude que varia de 500 a mais de 900 metros acima do nível do mar, proporcionando um clima agradável e com belas paisagens. Entre seus diversos pontos turísticos se destacam a Igreja Católica de São José, Circuito de Cachoeiras Costela de Adão e o Pico dos Abelheiros. A cidade também é conhecida por ter uma população receptiva e acolhedora.

(Alto Rio Novo-ES/2021)

1 – Igreja Católica de São José (matriz)


(Capela de São José de Alto Rio Novo-ES/1924) (Construção Igreja Católica de São José de Alto Rio Novo-ES/1955)

Igreja Católica de São José é considerado por muitos o cartão postal da cidade, construída em 1955. Situada no centro da cidade.

Link de localização: https://goo.gl/maps/wcS7PEqbP2vunEiv7

Este ano (2023) a comunidade completou 100 anos de existência. Quer saber mais sobre a história dessa igreja? Assista este vídeo.

 

2 – Pico dos Abelheiros 

Pico dos Abelheiros é a montanha mais conhecida da cidade e mais visitada por turistas, com mais de 860 metros acima do nível do mar. O local tem uma excelente visão para as montanhas de Minas Gerais sendo o melhor momento no pôr do sol. Situada a 12 km da cidade de Alto Rio Novo possui placas de indicação até o seu topo. Lugar ideal para fazer uma boa trilha, acampamento ou se preferir até um bom picnik em família.

Link de localização: https://goo.gl/maps/ZN9DvHdfyjnBiUE79

Ficou curioso com o o lugar? Veja como é a trilha e o pôr do sol, assistindo o vídeo abaixo.

Circuito de Cachoeiras Costela de Adão 

Circuito de Cachoeira Costela de Adão recentemente divulgado, esse aglomerado de cachoeiras seguindo o Rio Novo, possui as mais belas cachoeiras da região. Tendo um ponto que água que entra por um sumidouro e saí no meio de um paredão de pedra cercado por algumas cavernas e trilhas sobre as pedras, é de encantar qualquer praticante de eco trilhas e esportes radicais. Localizado a 9 quilômetros da cidade de Alto Rio Novo – ES

Link de localização do Circuito de Cachoeiras Costela de Adão: https://goo.gl/maps/oXt4VujvdL87KQbb9

Segue abaixo algumas fotos das cachoeiras e cavernas do Circuito de Cachoeiras Costela de Adão e seus link de localização.

Cachoeira Armezina. Link de localização: https://goo.gl/maps/f3v3VUFQkPkgZuXE6

Cachoeira Savica. link de localização: https://goo.gl/maps/f1vh4sJphwhT2WqB8

Cachoeira Zelíria. Link de localização:  https://goo.gl/maps/Msq8tHBG8PJZitzX8

Sumidouro da cachoeira da Vanda. Link de localização: https://goo.gl/maps/gLa1AKTouuL51hZYA

Cachoeira da Vanda (cachoeira Rio Novo). Link de localização: https://goo.gl/maps/qBrt1GmL2iux9Y9F9

 

Caverna Raiz. Link de localização: https://goo.gl/maps/RrxtctEHRnHRGMD76

Que tal conhecer os encantos e sentir a aventura dessas cachoeiras e cavernas? Assista os dois vídeos abaixo embarcando nessa aventura por entre trilha de cachoeiras e cavernas.

Circuito de Cachoeiras Costela de Adão parte 1 :

Circuito de Cachoeiras Costela de Adão parte 2 :

Se encantando com a beleza e a história de nosso Município de Alto Rio Novo? Tenho certeza que sim! E não para por aqui. Abaixo você verá outros lugares de se encantar com cada pedacinho de nossa terra, tenho certeza que irá adicionar Alto Rio Novo em sua rota turística.

Gameleira (figueira branca)

Árvore centenária localizada a 6Km da cidade, lugar com muita história e palco de um dos episódios de um série de ficção sobre contos populares locais produzidos na cidade. (link do episódio dá série : https://www.youtube.com/watch?v=U8Ppan7O8Vc&ab_channel=NewVisionProdu%C3%A7%C3%B5es )

Link de localização:https://goo.gl/maps/DjdkTsf9sz5nzm1J7

Uma peculiaridade sobre a floresta onde se encontra essa gameleira. Uma senhora forasteira conhecida como Amélia moradora da mata. Morou nessa floresta entre os anos de 1968 a 1971. Os moradores locais nunca souberam como ela chegou lá e nem de qual lugar ela veio. Apesar das inúmeras tentativas das famílias locais de trazê-la para morar numa casa. Dona Amélia nunca aceitou morar em outro lugar a não ser dentro da floresta. Onde morou até seu falecimento em 05/02/1971, do qual a causa da morte é desconhecida até hoje.

Segue abaixo alguns registros de dona Amélia feita pelos moradores locais, do qual tinham um bom convívio e sempre ajudando com alimentos e muita consideração pela pessoa de dona Amélia.

 

 

Cachoeira dos Brechó 

Localizada a 5km da cidade de Alto Rio Novo, lugar com linda paisagem e boas águas para se banhar. Os moradores da localidade são a família Maforte também conhecidos como Brechó. Sendo essa família  conhecida por sua receptividade, carisma e ótima culinária.

Link de localização: https://goo.gl/maps/2kLA5Tu6h54vT8f29

Quer conhecer de perto essa cachoeira e outros pontos turísticos próximos? Assista o vídeo abaixo.

Quer conhecer mais da família Maforte (Brechó) e sua culinária? Assista este vídeo abaixo.

 

Caverna do Sumidouro

Localizada a 3,5km da cidade. O lugar ideal para aventureiros um pouco mais radicais, o lugar se trata de uma fenda onde em épocas fortes de chuvas, a água passa por essa fenda. Lembrando que é um lugar para se visitar fora da época de fortes chuvas.

Link de localização: https://goo.gl/maps/hkrqyfCChsKWVrMr9

Ficou curioso? Assista esse vídeo clicando nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=esQARQ0R1LM&t=281s&ab_channel=NewVisionProdu%C3%A7%C3%B5es

 

Cachoeira Roda D’agua

Localizada a 4km da cidade, o lugar é excelente para banho em família.

Link de localização: https://goo.gl/maps/RMKjK3fAZFy1eWrg9

Ficou curioso? Assista esse vídeo clicando nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=esQARQ0R1LM&t=281s&ab_channel=NewVisionProdu%C3%A7%C3%B5es

 

Figueira mata-pau

Localizada a 9km da cidade, essa figueira de formação bem peculiar é uma das mais belas, possuindo uma das maiores belezas naturais da cidade. Para chegar até a árvore é necessário percorrer uma trilha entre pedras e cachoeiras.

Link de localização: https://goo.gl/maps/rxZD22827pbXjKb39

Quer ver mais sobre essa árvore e essa região? É só assistir este vídeo. Link: https://www.youtube.com/watch?v=17vwb0jk2tg&t=185s&ab_channel=NewVisionProdu%C3%A7%C3%B5es

Antiga Torre da TELEST

Localizada a 10km do centro da cidade a Antiga Torre da TELEST  é um dos pontos mais altos da cidade com mais de 900 metros de altura, acima do nível do mar, com uma visão dos vales e montanhas de Alto Rio Novo.

Link de localização: https://goo.gl/maps/sNsD1ajdnfozUSsAA

Que tal assistir um vídeo e ver como é a visão lá de cima dessa torre? Acesse esse link e veja esse e muitos outros lugares. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=koUUMPGIcBI&t=535s&ab_channel=NewVisionProdu%C3%A7%C3%B5es

 

Mirante paraíso

Localizado a 9km  do centro da cidade, o Mirante Paraíso tem uma visão espetacular dos vales e montanhas do Estado de Minas Gerais. Quer um lugar para se chegar de carro e comtemplar a natureza? Este é o lugar certo.

Link de localização: https://goo.gl/maps/MwSyREmosaiEUn4BA

Que tal assistir um vídeo e ver como é a visão do Mirante Paraíso? Acesse esse link e veja esse e muitos outros lugares. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=koUUMPGIcBI&t=535s&ab_channel=NewVisionProdu%C3%A7%C3%B5es

Capela do Cruzeiro de Campo Alegre

Localizada a 5km da cidade, na divisa com o Estado de Minas Gerais, a Capela do Cruzeiro de Campo Alegre tem anualmente uma peregrinação religiosa de devotos de Nossa Senhora Aparecida que acontece uma vez por ano no dia 12 de outubro. O lugar também possui uma incrível visão do Estado de Minas Gerais sobre o vale do distrito de Campo Alegre (Resplendor-MG).

Link de Localização: https://goo.gl/maps/5HCcNiHHasHAVV7s6

Quer ver como é uma visão linda da Capela do Cruzeiro de Campo Alegre? Acesse esse link e veja esse e muitos outros lugares. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=koUUMPGIcBI&t=535s&ab_channel=NewVisionProdu%C3%A7%C3%B5es

Torre do Oeste

Lugar fascinante onde pode se ver o Distrito de Aldeia e a cidade de Cuparaque-MG, tendo a melhor vista para o vale das 7 pedras (Minas Gerais), a Torre do Oeste tem um pôr do sol de arrepiar. Localizado a 13km da cidade de Alto Rio Novo – ES, este lugar vai te encantar de muitas formas.

Link de localização: https://goo.gl/maps/QmaTH3dYKwE5rq4A9

Pedra do Jacutinga

Este é ponto mais alto da cidade com 938 metros de altitude acima do nível do mar a Pedra do Jacutinga foi recém divulgada através do documentário Alto Rio Novo Um caminho a se Descobrir. Localizado a 19km da cidade de Alto Rio Novo, é um lugar bom para se ver toda a região montanhosa das redondezas.

Link de localização: https://goo.gl/maps/HoQ9ApoeHj3ZRVWy6

Se encantou e se surpreendeu com nossa abençoada cidade? Tenho certeza que sim, nesse link: https://goo.gl/maps/NmF6PSs1pawetTjC9 . Você poderá ver todos pontos turísticos de Alto Rio Novo. Quer ver mais imagens de lugares de tirar o fôlego?  Assista este incrível filme abaixo.

Segue abaixo dois vídeos de lugares de lazer de nossa cidade que você vai adorar visitar.

Piscina do Marcinho

Sítio Roda ‘agua

Matéria: Jordan da Silva Ferreira – Secretário Municipal de Turismo.
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Alto Rio Novo-ES.
Prefeitura Municipal de Alto Rio Novo-ES

DOCUMENTÁRIO DE ALTO RIO NOVO/ES

Através deste filme você conhecerá a história de Alto Rio Novo-ES e os mais belos pontos turistícos do município tais como cachoeiras, montanhas, vales entre outros lugares. Embarque nessa jornada sem precedentes em ALTO RIO NOVO; UM CAMINHO A SE DESCOBRIR.

Produção: New Vision 2021.

Projeto: João Antônio da Silva Ferreira.

Direção e roteiro: Jordan da Silva Ferreira.

Narração: Julifrances Eler da Silva.

Participação Especial: Nilda Eller da Silva.

Produzido com recursos da Lei Aldir Blanc.

Recurso gerido pela PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO RIO NOVO.

Lançado em 23/12/2021.

por Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Turismo

Acessibilidade